Dúvidas sobre terapia

O que se deve esperar do terapeuta?


Seu terapeuta é a pessoa com quem você deve e precisa ser honesto (a), porque você vai compartilhar seus segredos mais íntimos, seus medos e sonhos. Por essa razão seu (sua) terapeuta, deve ser alguém com quem você se sinta à vontade e tenha absoluta confiança. Existem um grande número de psicólogos com abordagens um pouco diferente para o tratamento. É preciso encontrar um com o qual você tenha identificação, porém se isso não acontecer, discuta a questão, se não melhorar, procure outro no qual você se sinta mais confortável
.


Qual a diferença entre Psiquiatra, Psicólogo e Psicanalista?

Psiquiatra

O psiquiatra é um profissional que concluiu o curso de medicina, e optou por uma especialização em psiquiatria, que tem como objetivo tratar doenças mentais e prescrever medicação. Há casos em que a psicoterapia e o tratamento psiquiátrico devem ser aliados.

Psicólogo

Possui formação superior em psicologia, ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais (sentimentos,pensamentos e razão).
O curso tem duração de cinco anos no qual habilita o psicólogo a realizar psicoterapia, psicodiagnóstico, orientação, entre outros, podendo atuar em vários campos da psicologia como: clínica, escolar, social, do
trabalho etc.

Psicanalista

É um profissional que possui formação em psicanálise, criado por Sigmund Freud, que se refere aos conteúdos inconscientes baseadas nas associações livres e na transferência.
O psicanalista pode ter formação em diferentes áreas de ensino superior.

Quanto tempo dura a terapia?

A duração depende principalmente das questões que estão sendo tratadas, e o grau de interesse que o indivíduo tem de se sentir melhor.
Cada sessão tem em média 50 minutos, sendo realizada normalmente uma vez por semana, porém se houver necessidade por questões emocionais mais urgentes, pode ser realizada mais de uma vez por semana

Terapia comportamental

Essa abordagem se preocupa com o que as pessoas sentem e o que elas fazem. A função do terapeuta comportamental é olhar com atenção para os acontecimentos ambientais e antecedentes, para poder explicar o que as pessoas sentem e fazem quando realizam alguma coisa.
Para cada situação ocorrida existe um sentimento por traz. Esse é o contexto em que a terapia comportamental se interessa, envolvendo o conteúdo anterior ao fato presente, com o objetivo de promover mudanças para superar as dificuldades.
Por essa razão o terapeuta descobre porque esse comportamento indesejável foi iniciado e o que o manteve.
Nesse processo de aprendizagem sobre a pessoa, tem como finalidade desenvolver novos comportamentos, fazendo com que aumente a capacidade de agir da melhor forma

Casos em que a terapia comportamental é indicada

Transtornos de humor, como depressão, transtornos de ansiedade como síndrome do pânico, TOC, transtornos psicossomáticos, onde se fazem necessárias mudanças de comportamento, entre outros.

Jung e a psicologia analítica

Carl Gustav Jung, foi um médico psiquiatra que dedicou sua vida ao estudo do inconsciente.
Na psicoterapia tem como objetivo o auto conhecimento, que propícia o bem estar físico e mental, fortalece a auto estima, e favorece o relacionamento social.
Na prática da terapia Junguiana, utilizasse o método de análises de sonhos, expressões artísticas, imaginação ativa, entre outras, no intuito dos indivíduos conhecer melhor seu potencial criativo propiciando maior capacidade de lidar com problemas de maneira segura.
A psicoterapia analítica parte do princípio que existe um sentido para tudo que ocorre em nossas vidas, dando margem a um sentido maior em nossa trajetória. Conforme a terapia caminha surge a possibilidade da aproximação da nossa essência, nesse encontro íntimo conosco em relação a vida.

Arteterapia na abordagem Junguiana

A arteterapia, traz a possibilidade da utilização de materiais expressivos diversos, facilitando a criação de símbolos presentes no universo de cada indivíduo, retratando estruturas psíquicas internas do inconsciente pessoal e coletivo.
Somente psicólogos ou psiquiatras com habilitação podem utilizar a arteterapia na psicoterapia.
Os indivíduos que participam não necessitam ser artistas nem conhecer qualquer técnica de artes, apenas ter motivação para o autoconhecimento.
A arteterapia resgata a prevenção e a expansão da saúde mental, desbloqueia e fortalece o potencial criativo, favorecendo o reconhecimento do mundo interior e inconsciente.
Nesse processo terapêutico se utiliza a arte trabalhando com relaxamento corporal, meditação, pintura, modelagem, desenho, contos mitológicos, etc.
Os encontros terapêuticos podem ser individuais e em grupo, com diferentes idades.

.